Formação em Euritmia Com Educação Infantil e princípios básicos de Gestão de Escolas Pioneiras

Início da nova turma em julho de 2023 em Botucatu

Essa proposta inovadora que ora se apresenta ao público surgiu da parceria entre Intamorés (Curso de Formação Waldorf de Botucatu) e FEART (Formação em Euritmia Artística), através da observação dos fenômenos pedagógicos, sociais e econômicos no meio educacional Waldorf em nosso país.

O curso pretende viabilizar simultaneamente profissionais em Euritmia e docentes em Educação Infantil com capacitação em gestão escolar.

A junção dessas três áreas surge da constatação do momento atual da pedagogia Waldorf no Brasil, onde continua existindo um crescente brotar de novas iniciativas, a maioria na área da Educação Infantil.

Eurythmy 1

Atuação do Professor

O euritmista-professor formado terá uma ampliação de possibilidades dentro da mesma escola e poderá colaborar para o processo de implantação e desenvolvimento de iniciativas, com mais consciência, a partir da capacitação em gestão participativa.

Em relação à formação em Educação Infantil junto à Euritmia, entende-se que seus elementos básicos (movimento, fala, gesto, música) são os mesmos que atuam com fundamental importância no desenvolvimento infantil do primeiro setênio.

Para Quem?

Para aqueles que sintam alegria em expressar com o corpo o que se movimenta na alma. Para participar, você deve possuir colegial completo. Grávidas não podem participar.

Informações

Eurythmy Background 2

4 módulos anuais:
Janeiro - última semana
Abril - semana prévia à Páscoa
Julho -  última semana
Outubro - semana da primavera

1 fim de semana/mês  (1º, 2º e 3ºano)
2 fins de semana/mês (4º e 5ºano)
1 aula on-line por semana
Início: sextas-feiras às 15h00
Término: domingo às 13h00

Mensal:
1 fim de semana/mês  (1º, 2º e 3ºano)
2 fins de semana/mês (4º e 5ºano)

Início: sextas-feiras às 14h30
Término: domingo às 13h00

Aulas Online:
2h/semana (quartas 19h às 21h)
Treino e estudo desacompanhado
1º ao 3º ano: 6h/semana (mínimo)
4º e 5º ano: 8h/semana (mínimo)

Estágios:
2º e 3º ano: 20h/ano (mínimo)
3º e 4º ano: 40h/ano (mínimo)

Reconhecimentos

A Formação confere ao aluno as bases artísticas da Euritmia, com o domínio das quais ele poderá atuar nas mais diversas áreas da sociedade. A Especialização Pedagógica permitirá a atuação na área da educação. A Formação Artística é também pré-requisito para a Especialização em Euritmia Terapêutica e Euritmia Laboral.

Processo Seletivo

- Participação em uma oficina preparatória;
- Preenchimento do formulário de matrícula;
- Pagamento da taxa de matrícula;
- Entrevista individual.

Docência e Coordenação

ana teresa

Ana Teresa Penteado

Formou-se em Pedagogia pela PUC de São Paulo e em Terapia Artística pelo Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos, área na qual atua há mais de 15 anos. Formou-se em Euritmia, com especialização na área pedagógica reconhecida pela Secção de Artes Oratórias e Musicais do Goetheanum, Suíça e especialização em Euritmia Terapêutica reconhecida pela Seção Médica do Goetheanum, Suíça e atua nessa área com atendimentos particulares Participou do Grupo de Euritmia de São Paulo, com turnês pelo Brasil e Europa. É professora e coordenadora da Formação em Euritmia no Brasil. Ministrou curso na Pós-Graduação em Pedagogia pela Uninove, SP, ministra aulas de Euritmia dentro das formações da ABMA, Adigo, Massagem Rítmica, Terapia Artística e em cursos livres com diferentes temáticas. Atua na área pedagógica em escolas de educação infantil.

 
Claudio

Claudio Bertalot

Master of Arts pela Alanus University, Alemanha. Violoncelista da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, formou-se em euritmia em 1984 pelo Instituto de Pedagogia Annener Berg, na Alemanha, onde lecionou durante 4 anos. Em 1988 participou da fundação do Grupo de Euritmia de São Paulo, com o qual se apresentou em inúmeras cidades da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Participou da Fundação da Formação em Euritmia no Brasil onde é docente responsável até hoje. Foi convidado a lecionar epistemologia no curso de Pos-Graduação da Geografia na USP. Professor docente da especialização em Agricultura Orgânica e Bio-Dinâmica pela UNIUBE. Ministrou curso na Pós-Graduação em Pedagogia da Uniitalo e no Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco.

Elisa

Elisa Ferrari Manzano

Formou-se em euritmia em Witten-Annen em 1995 e atua na área pedagógica desde então. Cursou Pedagogia na Unicamp e é também mestra em Euritmia Terapêutica pela Alanus Hochschule. Trabalha em diversos cursos de fundamentação antroposófica e atuou na área de euritmia social em empresas e cursos afins. Em 1994 foi integrante do grupo artístico Impressiones del Sur e  realizou turné na América do Sul. Dirigiu trabalho de euritmia jovem com diversos grupos, realizando turnés pelo Brasil e exterior. É mãe de 4 filhos e vive há 23 anos em Campinas, trabalhando na Escola Waldorf Veredas.

Giovanna

Giovanna Brant

Estudou música no Conservatório Estadual de música Lorenzo Fernandez de Montes Claros de 1971 a 1980 e Estudou Ballet Clássico, Moderno e Jazz de 1974 a 1980. Formou-se em Ciências econômicas pela Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas. Fez curso deModelagem Básica na FAAP. Fez o curso de Fundamentação e Treinamento em Pedagogia Waldorf e trabalhou durante 7 anos como professora Waldorf e tutora em Pedagogia Waldorf.  É instrutora de Danças Circulares. Formou-se em Euritmia Artística com especialização em Euritmia Pedagógica. Participou de cursos, seminários e congressos relacionados a temas pedagógicos, dança, ginástica e aprofundamento em Euritmia. É tesoureira da Associação Brasileira dos Euritmistas desde 2011 e trabalha na administração financeira das formações de Euritmia Artística e Euritmia Terapêutica. Atualmente faz parte do Grupo Experimental de Euritmia e ministra aulas em formações e cursos livres para adultos.

Juliana

Juliana Kinko

Formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo em 2001. Formou-se em euritmia artística e pedagógica pelo Núcleo de Formação em euritmia do Brasil em 2009 e atua há 8 anos em escolas Waldorf no ensino de crianças e adolescentes. Atuou em diversas formações antroposóficas como o programa Gestão de mudança do EcoSocial, a formação em Aconselhamento Biográfico, o seminário de professores Waldorf de Brasília e o Grupo de Ciências da Federação Brasileira das Escolas Waldorf. No trabalho de euritmia com adultos também ministrou curso no SESC Pinheiros em 2011. Está concluindo a especialização em euritmia terapêutica, realiza atendimentos particulares e é voluntária no ambulatório da Associação Monte Azul como euritmista terapêutica. É secretária da Associação Brasileira dos Euritmistas. Integra desde 2010 o Grupo Experimental de Euritmia, tendo realizado diversas apresentações artísticas.

Kleber

Kleber Akama

Euritmista Artístico, Pedagógico e Terapêutico graduado pela West Midlands Eurythmy Association, Inglaterra. Atualmente cursando o Mestrado (M.Ed.) em Pesquisa da educação na Rudolf Steiner College (Noruega) em associação com a Alanus Hochschule (Alemanha). Trabalhou como "stage manager" do Phoenix Players Company, como tutor na Ruskin Mill Educational Trust, como euritmista convidado nos concertos comemorativos do bi-centenário de Felix Mendelssohn e Fréderic Chopin, diretor de palco e coreógrafo do grupo Euritmia Sem Fronteiras em diversas temporadas. Atualmente atua como terapeuta, professor convidado em diversos cursos, formações e seminários, performer em projetos artísticos e como euritmista pedagógico em escolas Waldorf no interior de São Paulo.

Marina

Marina Cangiani

Formou-se em psicologia em 2002 pela Unesp de Bauru. Realizou a formação de Euritmia no Brasil especializando-se em Euritmia pedagógica, lecionando em vários jardins e escolas de ensino fundamental desde 2009 como euritmista e professora de danças brasileiras. Atualmente vem trabalhando com adultos em diversos seminários de professores Waldorf.

patricia

Patricia Ghirello Bertalot

Bailarina formada pela Royal Academy of Dancing e euritmista, com especialização na área pedagógica, reconhecida pela Secção de Artes Oratórias do Goetheanum, Suíça. Atuou como bailarina nos grupos mais renomados do Brasil, como Cisne Negro e Grupo Corpo. Foi convidada por Ivaldo Bertazzo para trabalhar como sua assistente no espetáculo “O Cavaleiro da Rosa”. Formou-se em Reorganização do Movimento com Ivaldo Bertazzo. Apresentou-se com o Grupo de Euritmia de São Paulo em inúmeras cidades da América do Sul, Estados Unidos e Europa. É hoje docente responsável da Formação em Euritmia no Brasil. Coreografou a abertura e encerramento dos Jogos Abertos do Interior e a abertura dos Jogos Regionais de Idosos em Botucatu. Ministrou curso na Pós-Graduação em Pedagogia da Uniitalo, na especialização em Agricultura Organica e Bio-Dinamica pela UNIUBE e no Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco.

Renata

Renate Nisch

Formou-se na Academia de Euritmia de Haia, Holanda. Master of Arts pela Alanus University, Alemanha. Membro por cinco anos do Ensemble de Eurtimia de Haia, com turnês por toda a Europa. Atuou como professora de Euritmia para crianças e adolescentes em diferentes escolas em São Paulo e na Holanda durante 20 anos. Membro fundador do Grupo de Euritmia Artística de São Paulo, com turnês pela Europa, Estados Unidos e América Latina. Desde 1993 é docente responsável pela concepção e realização da Formação em Euritmia artística (FEART), e pela formação de Euritmia terapêutica (Fet) no Brasil. Foi tutora e mentora das formações no Chile e na Argentina. É membro da Diretoria da Associação Brasileira dos Euritmistas (ABRE). Participou como euritmista e coreógrafa em vários espetáculos nos últimos 20 anos. Mora em São Paulo.

Inscreva-se no curso de

Formação em Pedagogia

Waldorf

16108
Rolar para cima