Seminário de Formação em Pedagogia Waldorf

Proposta de fundamentação para professores Waldorf a iniciar-se em 2024

A Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf surge na nossa época com a missão de desenvolver  no ser humano forças sanadoras e harmonizadoras que possam fortalecê-lo após uma época de tendência intelectualista e materialista que o tornaram desvitalizado e inseguro diante das grandes tarefas e desafios futuros.

Ela é estruturada a partir do  estudo fenomenológico do próprio homem e da natureza, deduzindo através deste, um caminho de conhecimento apropriado a cada fase de desenvolvimento da criança e do jovem.  A pedagogia Waldorf é baseada na visão de homem desenvolvida por Rudolf Steiner, pensador e filósofo alemão, fundador da Antroposofia.

Essa ciência espiritual moderna traz à nossa época uma imagem de ser humano trimembrado em corpo, alma e espírito, tornando-se um caminho de autoconhecimento, integrando as forças da vontade, do sentimento e do pensar.

O trabalho na pedagogia Waldorf é portanto, permeado com esta consciência:
- Primeiro Setênio (Educação Infantil) a partir das forças da vontade;
- Segundo Setênio (Ensino Fundamental) a partir das forças do sentimento;
- Terceiro Setênio (Ensino Médio) a partir das forças do pensar.

É objetivo desta pedagogia o desenvolvimento de seres humanos equilibrados em suas qualidades físicas, psíquicas e sociais que saibam com confiança dar sentido e direção às suas vidas.
O desenvolvimento da espiritualidade, da arte e da ciência devem ser integrados na educação como meio de cultivar essas forças sanadoras e positivas tão necessárias para os desafios futuros da humanidade.

Nossa Formação de Professores

Galeria 03

Dezesseis anos transcorreram desde que nasceu este impulso de Formação Waldorf  na Demétria.

Muitas pessoas passaram por aqui e muitas delas são hoje professores atuantes e engajados em escolas Waldorf por todo o país.

Após estes anos, outros seminários nasceram: Florianópolis, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Bauru, Ribeirão Preto, entre outros.

Isso nos alegra e mostra como cada vez mais pessoas procuram a pedagogia Waldorf como um caminho para revitalizar a educação.

Dezesseis anos transcorreram desde que nasceu este impulso de Formação Waldorf  na Demétria. Muitas pessoas passaram por aqui e muitas delas são hoje professores atuantes e engajados em escolas Waldorf por todo o país.

Após estes anos, outros seminários nasceram: Florianópolis, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Bauru, Ribeirão Preto, entre outros. Isso nos alegra e mostra como cada vez mais pessoas procuram a pedagogia Waldorf como um caminho para revitalizar a educação.

Galeria 03

Percebemos nestes anos, por meio de avaliações e de sugestões de alunos e ex-alunos, que a nossa vocação é por um curso apoiado e fundamentado na autoeducação e aquisição de competência através do fazer artístico, a partir de um conhecimento profundo dos elementos das artes plásticas, das artes do movimento e de suas relações com o conteúdo e prática da Pedagogia Waldorf.

Ao lado dos estudos antroposóficos para a formação da imagem do ser humano e do mundo desenvolvemos uma prática artística consequente, acompanhada por um professor(a) responsável para que haja uma real transformação e autoconhecimento do futuro professor(a).

Percebemos também que atividades práticas, para uma reconexão com a natureza e a terra, é algo que se impõe no caminho de educadores nesta época. Em mais de quinze anos de atuação já constatamos os estragos que a tecnologia a serviço do nosso conforto causa às forças da vontade e à nossa atuação no mundo.

Somos Marli, Jorge, Luciana, João e Elisa  e nos propomos a trilhar este caminho de preparo do professor com ênfase nas artes  fazendo as ligações procedentes com a Metodologia através de 12 encontros.

Ao longo do curso teremos vários convidados para palestras de temas específicos.

Queremos, cada vez mais, encontros vivenciais que enriqueçam nossa capacidade de trabalho em grupo e desenvolvam nossas habilidades sociais.

Constatamos hoje, que o acesso à informação não é mais um problema, já existe uma vasta bibliografia para o professor se preparar e organizar seus conteúdos ano a ano; sendo assim, não propomos um curso com fórmulas, receitas e currículos prontos.

GroupRedone
GroupRedone

Nosso desafio é desenvolver a observação, a auto observação, a autoeducação e o autodesenvolvimento, ferramentas que nos darão autonomia pedagógica inspirada e comprometida com nossas crianças e jovens.

Estrutura do Curso

Educação Infantil- Jardineira(o), Ensino Fundamental- Professora(r) de Classe e Ensino Médio (Especialista e Tutor).

Educação Infantil- Jardineira(o), Ensino Fundamental- Professora(r) de Classe e Ensino Médio (Especialista e Tutor).

Os cursos são concomitantes e têm duração de três anos. Cada turma nova formada com 50 a 75 alunos e inicia a formação junto. Depois de uma base comum se divide em áreas de atuação ou interesse.

São 12 encontros, 4 por ano, de uma semana. São encontros de imersão na nossa sede aqui no bairro Demétria em Botucatu. Os encontros acontecem em Janeiro, na Semana Santa inteira, em Julho e na semana de Outubro que engloba o feriado do dia 12 e o do professor dia 15 (Semana da Primavera).

São sete dias de aulas em tempo integral, mais a noite de chegada com a palestra inicial e a manhã do dia seguinte à semana de trabalho, onde fazemos a retrospectiva e as apresentações dos trabalhos do encontro.

Os conteúdos se dividem entre temas antroposóficos, as práticas artísticas de diferentes áreas que ajudam o nosso autoconhecimento e nos habilitam a atuar com as crianças e jovens, e por fim a metodologia, uma série de abordagens de conteúdos e práticas pedagógicas que nos preparam para a atividade na escola nos diversos âmbitos.

O nosso programa de fundamentação é um curso livre que habilita o professor a atuar em qualquer escola Waldorf, na área escolhida. Porém há exigência de diplomação específica para cada área. (Pedagogia, Licenciaturas, etc.).

Próximos Cursos

Docência e Coordenação

Marli

Marli Carvalho

É formada em Letras, professora Waldorf desde 1986 tendo atuado como jardineira, professora de classe por 16 anos e como professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio por mais 16 anos. Foi membro do Conselho Deliberativo da FEWB e desde 2006 trabalhou para a reorganização do curso de fundamentação em Pedagogia Waldorf em Botucatu, do qual é coordenadora e professora. É pós-graduada em Docência do Ensino Superior e Técnico e atualmente membro da Coordenação do Fórum de Tutores de Escolas Waldorf. É também tutora de várias escolas e membro da Sociedade Antroposófica.

Jorge

Jorge Miguel Cisneros

Formado em Música na Unicamp, atua como professor, regente, compositor e arranjador. Atuou como professor Waldorf desde 1991 e sua formação foi realizada na segunda turma do SEPAPA (Seminário para professores atuantes). Foi professor na escola João Guimarães Rosa de Ribeirão Preto, onde foi fundador do Ensino Médio. Trabalhou no Educandário Cel Quito Junqueira de Ribeirão Preto onde foi fundador do Colégio Camillo de Matos que teve orientação Waldorf no seu início. Tem especialização em Docência do Ensino Superior e Técnico. Foi professor na escola Aitiara de Botucatu de 2005 a 2017 como regente dos corais, professor de Desenho Geométrico e de Física no Ensino Fundamental. Atualmente é coordenador do Curso de Formação em Pedagogia Waldorf de Botucatu, membro do Círculo Musical e da Coordenação do Fórum de Formações Waldorf do Brasil.

Luciana

Luciana Betti

Formada em Artes Plástica - USP,  Escultura - Emerson College - UK, Centro de Artes - SP, Professora de artes - Seminário de Professores da Escola Rudolf Steiner de São Paulo, Especialista em Arteterapia - Unip-SP. Trabalha com formação de professores desde 1990. Professora de Artes convidada em Seminários de Pedagogia Waldorf e cursos de Terapia -  São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte, Campinas, Nova Friburgo, Botucatu desde 1990. Cursos e Consultoria de Arte para Escolas Waldorf - Botucatu, Belo Horizonte, Cuiabá, Avaré, Florianópolis, Curitiba, Piracicaba, São Paulo, Bauru desde 1992. Professora de artes no Curso de Agricultura Biodinâmica - Instituto Elo -Demétria - Botucatu desde 1997. Professora de desenho convidada – Emerson College – UK- maio/ junho 2008. Tutoria de Artes nas escolas: Aitiara - Botucatu 2010 e Pólen- Belo Horizonte - 2010 e 2011

João

João Sant'Ana

Biólogo pela UNICAMP, Mestre em planejamento ambiental pela FEC - UNICAMP, Professor Waldorf desde 2009, Fundador e Tutor no Ensino Médio da Escola Waldorf Veredas, Tutor de Professores de Ensino Médio em diferentes Escolas Waldorf desde 2016. Formado pelo Seminário de Fundamentação de Professores de Botucatu em 2012 e pelo Center for Anthroposophy, EUA em 2016. Docente da Área de Biologia no Grupo de Ciências do Brasil desde 2016. Coordenador do Curso de Pós-graduação “Pedagogia Waldorf e os desafios da Contemporaneidade” da Faculdade Rudolf Steiner.

Elisa

Elisa Ferrari Manzano

Formou-se em euritmia em Witten-Annen em 1995 e atua na área pedagógica desde então. Cursou Pedagogia na Unicamp e é também mestra em Euritmia Terapêutica pela Alanus Hochschule. Trabalha em diversos cursos de fundamentação antroposófica e atuou na área de euritmia social em empresas e cursos afins. Em 1994 foi integrante do grupo artístico Impressiones del Sur e  realizou turné na América do Sul. Dirigiu trabalho de euritmia jovem com diversos grupos, realizando turnés pelo Brasil e exterior. É mãe de 4 filhos e vive há 23 anos em Campinas, trabalhando na Escola Waldorf Veredas.

Inscreva-se no curso de

Formação em Pedagogia

Waldorf

16108
Rolar para cima